ACOMPANHE-ME NAS REDES SOCIAIS

Pimentel defende preservação da área de atuação da Sudene

Rep: O senador José Pimentel, do PT do CEará, defendeu, nesta quarta-feira, vinte e oito de fevereiro, em Brasília, a preservação da área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste, a Sudene. A manifestação ocorreu durante debate sobre projeto que prevê a inclusão de mais 81 municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo, na Sudene. ouça o senador.

Tec (Pimentel): Se essa matéria fosse uma matéria pacífica, esse projeto já teria sido aprovado há bastante tempo. Ele é de 2007. Portanto, está há 11 anos aqui no Congresso Nacional. E está durante esse período exatamente porque não dá conta da problemática do desenvolvimento regional, particularmente de olhar para as regiões mais pobres, mais carentes. Eu sou daqueles que entende que não é dividindo o pouco que se tem que nós vamos ter um cobertor que seja capaz de cobrir todas essas necessidades. O que nós estamos fazendo aqui é pegando os recursos que já são poucos, que são insuficientes. Nós estamos há muito tempo sem fazer uma política de reavaliação desses recursos. Se nós estivéssemos, senhor presidente, fazendo um debate sobre indicadores econômicos e sociais para definir a nova abrangência dos incentivos fiscais e a atuação da Sudene, eu acredito que nós construiríamos um consenso, porque nós temos em cada estado, em cada região, regiões desenvolvidas e regiões extremamente pobres. Espero que a gente tenha condições de construir o entendimento em torno desses indicadores para que, no dia de amanhã, ao invés de estarmos aqui votando região contra região, nós possamos votar em torno de um projeto que integre o Brasil.

Rep: O projeto foi discutido na Comissão de Constituição e Justiça e acabou sendo retirado de pauta pelo relator, senador Aécio Neves, do PSDB de minas gerais, em função da grande polêmica em torno do tema.

Simone telles, direto de brasilia