ACOMPANHE-ME NAS REDES SOCIAIS

Pimentel destaca aprovação de projeto que aumenta segurança de motociclistas

Pimentel destaca aprovação de projeto que aumenta segurança de motociclistas

Publicado no dia 06 de Dezembro de 2012
Image

A Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou nesta quinta-feira (6/12) projeto que visa garantir mais segurança aos motociclistas (PLS 346/12). “Essa iniciativa vem minimizar uma epidemia no Brasil, que são os graves acidentes de moto no trânsito do país”, afirmou o senador José Pimentel (PT-CE), que votou a favor da proposta.

O texto aprovado determina que as prefeituras criem faixas exclusivas para o trânsito de motocicletas, motonetas e ciclomotores. E estabelece como infração grave transitar fora dessa pista, a não ser quando houver sinalização permitindo que a moto mude de faixa para retornar, ultrapassar ou ter acesso a imóvel ao lado da via.

O projeto original estabelecia velocidade máxima de 80Km para as motos em vias rurais e de 60Km nas vias urbanas. Mas esse artigo foi suprimido pelo relator da proposta, senador Marco Antonio Costa (PSD-TO). “A decisão de manter os mesmos critérios de velocidade para carros e motos vai evitar possíveis engarrafamentos”, destacou Pimentel.

O autor da proposta é o senador Jorge Viana (PT-AC). O grande crescimento da frota nacional de motos e dos índices de acidente envolvendo esses veículos motivou a apresentação do projeto. O PLS 346/12 segue à análise da Comissão de Constituição e Justiça do Senado.