ACOMPANHE-ME NAS REDES SOCIAIS

Capítulo do livro detalha 761 proposições de Pimentel no Senado

Capítulo do livro detalha 761 proposições de Pimentel no Senado

Balanço do mandato mostra forte atuação do senador
Publicado no dia 11 de Dezembro de 2018
Image

O livro José Pimentel – Um mandato coletivo e popular no Congresso Nacional, divulgado nesta semana pelo mandato do senador José Pimentel (PT-CE), detalha os números que marcaram a atuação do parlamentar. De 2011 a 2018, Pimentel apresentou 761 proposições, além de ter presença ativa em comissões, frentes parlamentares e grupos de trabalho.

A publicação revela que Pimentel integrou 253 espaços de debate, sendo 24 comissões temáticas, 146 comissões mistas de análise de medidas provisórias, sete comissões parlamentares de inquérito, duas comissões de vetos, nove grupos parlamentares e 65 frentes parlamentares.

Durante todo o mandato, o senador integrou como titular as comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Assuntos Econômicos (CAE), consideradas as mais importantes da Casa, por onde tramitam praticamente todas as propostas em análise. Também participou, dentre outras, da Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR), onde os assuntos do Nordeste recebem atenção especial.

Fazem parte das 761 proposições apresentadas, uma proposta de emenda constitucional (PEC), 32 projetos de lei e 352 emendas para aperfeiçoar propostas em tramitação. Além de 376 requerimentos com os mais variados objetivos, desde a realização de audiências públicas até a supressão de artigos da reforma trabalhista que retiravam direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

As propostas apresentadas pelo senador e as articulações políticas feitas para garantir a aprovação de diversos projetos tiveram sempre o objetivo de promover mudanças na legislação e garantir que o Brasil alcançasse o desenvolvimento econômico com inclusão social e distribuição de renda. Pimentel foi responsável por importantes avanços para as microempresas e para a agricultura familiar, por exemplo, além de um assíduo defensor dos projetos de convivência com a seca.

No campo da educação, Pimentel teve contribuição relevante, ao relatar o Plano Nacional de Educação (PNE) na Comissão de Assuntos Econômicos. A previdência social foi outro foco de ação do senador, além da defesa dos interesses dos municípios, entre tantos outros temas.

O livro também narra a postura de Pimentel no processo de aprovação de uma ideia. Suas propostas legislativas sempre foram apresentadas visando abrir o diálogo e proporcionar o avanço legislativo. Mas ele sempre considerou de menor importância sua autoria diante da possibilidade de solucionar a demanda de uma forma mais rápida, por meio de emenda em projetos mais adiantados ou quando se abriam “janelas” de votação em que o relator encampasse a ideia.

Pimentel também relatou 319 propostas de diversos autores, em comissões ou no plenário da Casa. E realizou 258 pronunciamentos.

Números do mandato José Pimentel

 

Ação parlamentar

Acumulado (2011-2018*)

Proposições

Projetos + PEC

33

Emendas

352

Requerimentos

376

Total de proposições

761

Mais ações

Relatorias

319

Pronunciamentos

258

 

*Atualizado em 30/10/2018 – 16:28

 

Onde ler:

Site do mandato

www.josepimentel.com.br | Disponível em: bit.ly/livro-pimentel-2018

Biblioteca Digital do Senado  

www2.senado.gov.br/bdsf/item/id/551005

VEJA TAMBÉM

21/12/2018

Imediatamente após a decisão liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio de Mello, que suspendeu os...

21/12/2018

A legalidade da prisão do ex-presidente Luiz InácioLula da Silva, detido desde abril na Superintendência da Polícia...