ACOMPANHE-ME NAS REDES SOCIAIS

Retrospectiva 1: Luta em defesa da democracia

Retrospectiva 1: Luta em defesa da democracia

Publicado no dia 20 de Dezembro de 2016
Image

Em 2016, o senador José Pimentel (PT-CE) dedicou boa parte de seu mandato para evitar que a democracia brasileira fosse violada por um golpe de estado midiático-parlamentar, com apoio de setores do Poder Judiciário. Pimentel trabalhou para enfrentar o processo de impeachment contra a presidenta da República, Dilma Rousseff, sem que houvesse crime de responsabilidade.

No entanto, no dia 31 de agosto, o Senado cassou o mandato de Dilma, ignorando o voto de 54,5 milhões de brasileiros e brasileiras. Por decisão de 61 senadores, o sonho de uma sociedade inclusiva, com justiça social e oportunidades para todos, que vigorou no Brasil por 13 anos, foi substituído por um governo que privilegia os mais ricos.

O golpe foi concretizado apesar do empenho e da luta de 20 parlamentares do PT, PCdoB, Rede e PSB, além de dissidências do PMDB, PSD, PP e PTB que se uniram para defender o estado democrático de direito.

Durante meses, o PT e demais partidos de esquerda denunciaram que o objetivo do golpe era encerrar a operação Lava Jato e impor um projeto político cujo fundamento seria a retirada de direitos sociais. “O que estamos vendo no pós-golpe é exatamente isso”, afirma Pimentel.

Liderança – Dia 12 de maio, diante do afastamento, ainda provisório, da presidenta Dilma, o senador Pimentel pediu exoneração do cargo de líder do governo no Congresso.

Durante quase cinco anos, o senador coordenou a tramitação de 159 medidas provisórias, 161 projetos do Congresso Nacional, a votação de 3.315 dispositivos vetados pela Presidência da República e a aprovação de cinco proposta de Orçamento Geral da União (OGU).

Entre as leis aprovadas no período em que foi líder, destacam-se o Plano Nacional de Educação, o Código Florestal, a reforma do marco regulatório dos portos, o programa Mais Médicos e a política de ganho real do salário mínimo.

Veja também as outras retrospectivas do senador José Pimentel:

Retrospectiva 2: A defesa de direitos previdenciários e trabalhistas

Retrospectiva 3: Atuação para melhorar o país