ACOMPANHE-ME NAS REDES SOCIAIS

Pimentel: Reforma da Previdência torna aposentadoria uma lenda

Pimentel: Reforma da Previdência torna aposentadoria uma lenda

Publicado no dia 19 de Dezembro de 2016
Image

O site Teoria e Debate publicou nesta segunda-feira (19/12) o artigo ‘Direitos Previdenciários Ameaçados’, do senador José Pimentel (PT-CE). O texto destaca que a proposta de reforma da previdência, encaminhada pelo governo Temer ao Congresso Nacional, é “uma agressão a todos os segurados da previdência, homens e mulheres, do setor público e privado, urbanos e rurais”.

Pimentel afirma que regras como a idade mínima de 65 anos e 25 anos de contribuição são praticamente impossíveis de cumprir num mercado de trabalho de alta rotatividade. “Uma exigência desse porte torna a aposentadoria uma lenda para milhões de brasileiros e brasileiras”, destacou.

Para o senador, que foi ministro da Previdência Social durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a previdência é uma política que deve ser acompanhada de perto e em profundidade para que sejam feitos ajustes frequentes. Mas ele ressalta: “O caminho não é suprimir direitos, mas assegurá-los. Para isso, é preciso ter coragem para enfrentar o topo da pirâmide social”.

Pimentel encerra o artigo convocando a sociedade brasileira a se mobilizar para mostrar aos parlamentares do Congresso Nacional a profundidade dos ataques que estão sendo desferidos contra a previdência. O senador lembra que esta é “a principal política pública de distribuição de renda, de redução da pobreza e de estímulo ao desenvolvimento local”.

Leia a íntegra do artigo de José Pimentel