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Campanha incentiva consumo de produtos de pequenos negócios

Campanha incentiva consumo de produtos de pequenos negócios

Publicado no dia 10 de Agosto de 2015
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O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançou nesta quarta-feira (5) o Movimento Compre do Pequeno Negócio, uma ação de estímulo ao consumo de produtos e serviços de empreendimentos de pequeno porte. A iniciativa será composta de uma série de atividades de divulgação e uma grande mobilização no dia 5 de outubro.

Segundo o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, a campanha pretende mostrar a importância das pequenas empresas para a economia e a geração de empregos no País, de modo a sensibilizar os consumidores. “O foco é fazer com que essas 10 milhões de micro e pequenas empresas possam criar em relação aos consumidores brasileiros um movimento que permita agregar atributos”.

Os micro e pequenos negócios representam cerca de 95% das empresas brasileiras e respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 52% dos empregos com carteira assinada (17 milhões de pessoas). De acordo com Barreto, as redes sociais devem ser o principal veículo de divulgação. “As redes sociais são o eixo da campanha”, afirmou.

Ações nos estados

Para o dia 5, estão programadas atividades em todo o País, entre elas um festival gastronômico no Rio Grande do Norte (RN). No Rio de Janeiro, os vendedores de suco na praia usarão fantasias que remetem à ideia.

Para São Paulo (SP), estão previstos cursos e oficinas de capacitação, voltados especialmente para microempreendedores individuais (MEIs). “Esse pequeno empresário paulista precisa estar capacitado para receber bem o consumidor que vai aderir à campanha”, explicou o superintendente do Sebreae no estado, Bruno Caetano.

Segundo Caetano, a ideia é capacitar mais de 40 mil MEIs. Além disso, serão ministrados cursos pela internet, como forma de atingir o maior público possível. “Temos um programa de ensino a distância, onde toda a base de clientes Sebrae – mais de 1 milhão de empreendedores no estado – receberá treinamentos”, acrescentou.

Apesar da crise, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci, informou que há possibilidade de expansão para empresas.

“O setor de bares e restaurantes não está enxergando a crise das manchetes diárias. Evidente que ela existe. Em alguns segmentos ou localidades, é até muito intensa, mas bares e restaurantes mais populares têm registrado crescimento no movimento dos últimos meses", concluiu Solmucci.

Fonte: Portal Brasil