ACOMPANHE-ME NAS REDES SOCIAIS

Pimentel instala comissão da MP do Fundo de Energia

Pimentel instala comissão da MP do Fundo de Energia

Publicado no dia 09 de Julho de 2015
Image

O líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT/CE), coordenou nesta quinta-feira (9/7) a instalação de Comissão Mista destinada a analisar a medida provisória que cria o Fundo de Energia do Nordeste. A MP 677 autoriza a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), do Grupo Eletrobras, a participar do Fundo.

O objetivo é garantir à Chesf condições de atender à demanda por energia de grandes consumidores da região. As chamadas empresas eletrointensivas integram setores industriais que usam muita energia elétrica. O segmento consome cerca de 30% da produção nacional de energia e é responsável pela geração de empregos em boa parte da cadeia produtiva do país.

O Fundo é destinado a aumentar a geração de energia elétrica para a indústria eletrointensiva do Nordeste, mas beneficiará também os demais consumidores, com a liberação da energia hoje usada por essas empresas. Os recursos do FEN deverão ser investidos em empreendimentos de energia elétrica na seguinte proporção: 50%, no mínimo, na Região Nordeste; e, até 50%, nas demais regiões do país, desde que em fontes com preços inferiores aos praticados no Nordeste.

Presidente: Deputado Manoel Junior (PMDB/PB)​

Relator: Senador Eunício Oliveira (PMDB/CE)