ACOMPANHE-ME NAS REDES SOCIAIS

Em breve discurso, Senador Pimentel homenageia o ex-vice presidente José Alencar

29/03/2011
   
SENADO FEDERAL                                                              SF - 1

SECRETARIA-GERAL DA MESA
SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA                    

 


O SR. JOSÉ PIMENTEL (Bloco/PT ¿ CE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) ¿ Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, quero também me familiarizar com a família do nosso ex-Senador e nosso ex-Vice-Presidente José Alencar neste momento em que todo o Brasil para refletir sobre as suas contribuições, sobre a sua forma de agir como empreendedor que era, como político que foi e como homem público que contribuiu muito com o debate público no Brasil. Lembro-me aqui de um seminário que fizemos no dia 30 de novembro de 2009, em Fortaleza, dirigida aos jovens, o II Encontro de Jovens Empresários Ibero-americanos, um seminário voltado para a América Latina para discutir o papel do empreendedorismo, da micro e pequena empresa, do empreendedor individual, o papel da juventude no mundo empreendedor. E o nosso Vice-Presidente, naquele evento, fez uma fala de ânimo, de estímulo à juventude, de esperança, e, ao término, todos de pé aplaudiram-no pela sua forma de conduzir as questões do Brasil, pela sua atuação como empresário e como político e, ao mesmo tempo, pela sua maneira de dialogar com a juventude.
Naquele seminário, ele fazia referência à construção do Simples nacional para a pequena e a microempresa, já que dedicara a sua própria vida, desde garoto e como político, à elaboração dessa legislação e, como Vice-Presidente, à mediação, para que pudéssemos ter um entendimento que atendesse às demandas dos Municípios, dos Estados, do Governo Federal, dos empreendedores do Brasil.
É exatamente por isso, Presidente José Sarney, que este Senado se orgulha muito do Senador que aqui esteve ao lado do senhor nesse debate, naquela legislatura, e que o Brasil todo teve como Vice-Presidente, numa grande parceria com o melhor e o maior Presidente do Brasil, que é Luiz Inácio Lula da Silva.
Portanto, esses dois homens pegaram o País em situação difícil, mas, com as suas experiências de vida, ambos de origem muito simples ¿ ele, ao lado de Lula, deu uma grande contribuição ¿, muito fizeram pelo País. Nós podemos dizer que hoje o Brasil é um País mais justo, mais fraterno, mais humano, fruto dessa construção.
Por isso, Sr. Presidente, quero aqui solidarizar-me com a família dele e dizer que José Alencar deixa uma grande lacuna na vida empresarial e na política brasileira, mas Deus o acolherá da melhor forma possível.
Muito obrigado, Sr. Presidente.