ACOMPANHE-ME NAS REDES SOCIAIS

Bolsa Família é referência em todos os continentes

Bolsa Família é referência em todos os continentes

Publicado no dia 11 de Dezembro de 2015
Image

Referência mundial em políticas de redução da pobreza e inclusão produtiva, o Brasil recebeu nos últimos quatro anos a visita de 345 missões internacionais de 92 países. A grande maioria (95%) vem dos países em desenvolvimento, mas soluções inovadoras como o Bolsa Família e o Plano Brasil Sem Miséria servem de modelo também para a Europa.

“A crise na Europa ampliou o empobrecimento da população”, disse a ministra dos Assuntos Sociais, da Saúde e dos Direitos das Mulheres da França, Marisol Touraine, que visitou o Brasil em julho deste ano. O objetivo da visita foi conhecer as experiências brasileiras de combate à pobreza para nos ajudar a qualificar as políticas sociais na França.

O reconhecimento internacional do Bolsa Família vai muito além. O programa foi citado como bom exemplo de política pública na área de assistência social no Relatório sobre Erradicação da Pobreza do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, para o Conselho Econômico Social (Ecosoc, na sigla em inglês). O Ecosoc é uma plataforma da ONU para reflexão, debate e pensamento inovador sobre o desenvolvimento sustentável.

Além do reconhecimento pelos resultados na redução da pobreza e melhoria das condições sociais de brasileiros, o relatório cita o Bolsa Família como referência de política “acessível” em termos econômicos para países em desenvolvimento. Segundo o documento, com cerca de 0,5% do seu PIB (Produto Interno Bruto), outros países podem adotar políticas similares ao programa brasileiro.

A eficiência do Bolsa Família foi atestada também pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). “Destaco o programa Bolsa Família no Brasil, que conseguiu interromper a transmissão da pobreza de geração para geração e agora serve como modelo para o resto do mundo”, declarou a presidente do FMI, Christine Lagarde.

Outro importante reconhecimento internacional veio em 2013, com o Award for Outstanding Achievement in Social Security, concedido ao Bolsa Família pela Associação Internacional de Seguridade Social. Considerado o Nobel da Seguridade Social, o prêmio é concedido a cada três anos, depois de uma série de pesquisas in loco.

O Banco Mundial escolheu o Brasil para sediar uma das experiências de plataformas virtuais de conhecimento promovidas pelo organismo, a Brazil Learning Initiative for a World Without Poverty (Iniciativa Brasileira de Aprendizagem por um Mundo sem Pobreza). A plataforma elabora documentos e produz material multimídia sobre os instrumentos inovadores de gestão de diversos programas e ferramentas sociais, e possibilita o compartilhamento, com o resto do mundo, de lições extraídas da experiência do Brasil.

Fonte: Portal Brasil